Nosso Endereço: QNP 26 Conjunto F Casa 34, Setor P-Sul, Ceilândia, D.F.

Conta Corrente
Banco do Brasil
Agência: 0826-5
C/C: 30580-4

Nossas Programações

Terça: Culto nos Lares - 20:00 hrs
Domingo: EBD - 9:00 hrs
Culto de Celebração - 19:00 hrs

Todo último domingo do mês - Culto da Família às 19:00 hrs

terça-feira, 22 de setembro de 2009

DIGA NÃO AO DESÂNIMO


Irmãos, nós sempre nos preparamos para vencer os gigantes da vida e as montanhas do caminho, mas algumas vezes os micro inimigos e o cascalho que estão sobre a estrada nos atrapalham, nos derrubam e fazem com que percamos nossos objetivos e sonhos. Nós sempre enfatizamos os bons momentos dos personagens bíblicos, cujo exemplo deva ser seguido, entretanto a vida nem sempre é fácil, pois surgem momentos de profundos desafios.

Sempre vai aparecer algum obstáculo procurando nos desmotivar no nosso dia-a-dia ou nos desanimar de fazer a vontade de Deus. Pense naquele pneu que amanheceu furado, exatamente quando você está atrasado; a tal matéria da escola que parece impossível de ser aprendida; nos irmãos que deixam de vir à igreja, preferindo ficar em casa ou em outras atividades, ignorando tudo o que você preparou para compartilhar no culto ou na escola dominical.

As “pedrinhas” que são colocadas em nosso caminho têm uma aparência praticamente inofensiva, mas seu potencial de atrapalhar nossa existência, e mesmo a nossa fé, é bastante grande. Aqui é que entra em cena o desânimo, ele se instala no interior da pessoa, e vai crescendo, e a partir dos sentimentos humanos, emerge subitamente com todo seu potencial destruidor, ele penetra em todas as “frestas” da nossa mente, em todos os “pontos fracos” que a vida produziu em nossa estrutura emocional e passa sob portas que pensávamos estar fechadas. Precisamos aprender que quando nos assentamos para “pensar na vida”, e paramos de pensar em Deus e de agir para resolver os problemas, o desânimo pode ganhar força.

Vários ataques de desânimo são encontrados em vários relatos bíblicos e atingiram pessoas fracas ou mesmo aquelas de alto nível espiritual, heróis da fé, exemplos de vida. Dentre eles podemos citar: Caim: tendo cometido uma primeira falha, que poderia ter sido reparada, entrou em pânico, perdeu o ânimo e ampliou seu erro até um ponto irreversível ( Gênesis 4:1-9 ). Elias: era um homem profundamente entrosado com Deus, mas de qualquer maneira, era apenas um homem (Tiago 5: 17-18), que após a memorável vitória contra os profetas de Baal , sentiu o peso das ameaças de Jezabel e duvidou da validade de seu trabalho, tendo desanimado até desejou a morte ( I Reis 19: 1-18 ). A mulher de Jó: ficou completamente desanimada quando seu esposo não era mais detentor de bênçãos especiais como homem justo, e propôs que ele abandonasse o Senhor e morresse. O povo de Israel: contaminados pelo desânimo dos espias enviados à terra prometida, também perderam o ânimo e desistiram de se apropriar da benção, com ela ao alcance de suas mãos ( Nm 13: 21-22 e 14: 1-5 ).

O desânimo tem a facilidade de chegar bem perto de nós com uma estratégia que pode até parecer nosso “amigo”, muito condescendente com nossos problemas. Ele nos oferece um falso “carinho” e nos promete o consolo do esquecimento afirmando: “Deixe de lutar, você já sofreu demais, relaxe, descanse em meu regaço.” O desânimo nos ataca tentando atingir a nossa , impedindo que possamos agradar a Deus( Heb 11:6), a esperança e o amor.

Amados, não desanimem o Salmo 34:19 afirma: “muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra”. Há grande diferença em esperar em Deus e fazer o que vier à mente em momentos de desânimos. O cristão passa por momentos ruins e bons, por circunstâncias negativas e positivas, por situações de aparente fracasso e por grandes vitórias. Jesus afirmou: “no mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”, Jo 16: 33. Enquanto o crente estiver nesse mundo não faltarão motivos para se sentir desanimado, mas para aqueles que confiam no Senhor sempre existirá um Deus que fortalece e dá ânimo ao coração para que haja prosseguimento da caminhada cristã até a Jerusalém celestial. Deus nos abençoe.


Nilton Alves Rabelo
Presbítero da I.P.I. do P-Sul, Ceilândia, D.F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário